Yule inicia um novo ciclo, a renovação da vida.
A força e o vigor da criação, que se encontravam latentes, agora despertam.
A noite do Solstício de Inverno (21 de junho no hemisfério sul), mais longa que as demais, anuncia a vinda de dias mais longos: o retorno da LUZ.
Na mitologia egípcia, a temática de renascimento e transformação através da morte se traduz nos mitos da morte de Ausar e do nascimento de Heru (Hórus).
Logo após o assasinato de Ausar, as grandes Auset (Ísis) e Nebthet (Néftis) partiram em busca de seus restos mortais e – com auxílio de Anpu (Anúbis) – reconstituíram seu corpo. Auset reanimou-o magicamente e, juntos, conceberam Heru – o Senhor da Luz, defensor da ordem e justiça.
Seu nascimento é uma resposta direta ao assassinato de seu pai e, por conseguinte, ao caos estabelecido por Set. Enquanto seu pai – Ausar – atua como juiz supremo do tribunal das almas, Heru distribui sua justiça entre os vivos e assegura a manutenção da ordem natural e dos ciclos.
Portanto, o grande senhor da cabeça de falcão é, acima de tudo, um vingador. É aquele que se levanta contra a injustiça e iniquidade, distribui as recompensas e coloca todos em seus devidos lugares.
O rompimento de barreiras e obstáculos, a conquista do que parecia perdido e a concretização das promessas de Samhain são as marcas desta data.
Para muitos ocultistas, Heru representa a síntese das eras anteriores: A Era de Auset, marcada pelos cultos à Grande Mãe e A Era de Ausar, caracterizada pelo culto ao Grande Pai Sacrificado. A Era, ou Aeon / Éon de Heru seria a síntese, uma era de profunda renovação da humanidade.
Partindo do mito, temos os elementos básicos para uma Celebração de Yule:
A Deusa, em sua face mãe: Auset.
O Deus renascido / Criança da promessa: Heru.
Com isso em mente, construa suas invocações. Peça ao Grande Heru pela libertação através da justiça, força e inspiração para seguir o bom caminho.
À Grande Mãe Auset, proteção e intuição.
Como ação ritual, queime ervas solares (calêndula, canela, girassol, cravo e hortelã), consagre uma vela branca ou amarela (de sete dias) nesta fumaça. Contemple a chama e medite sobre suas novas resoluções. Faça isto durante o ritual e repita a meditação ao despertar, durante toda a semana.
Como Yule é também um momento muito propício para antever fatos futuros, o uso de métodos divinatórios é amplamente recomendado.
Feliz Yule!
Você precisa fazer login para comentar.