BELTANE: equilíbrio nascido do êxtase

Após a renovação ocorrida em Ostara, é hora de celebrarmos o ápice da Primavera e – com ele – a presença pujante da luz e do calor.  No hemisfério sul, este sabbath ocorre no dia 31 de Outubro.
Beltane representa a consumação do desejo, a grande fusão através do Casamento Sagrado dos Deuses. É a celebração da paixão e da vida.

Neftis e Osíris

Nebthet e Ausar.

A mitologia egípcia traz vários pares divinos enamorados, mas, acredito que o mito que melhor retrata o amor e desejo ardentes – típicos de Beltane, seja o do encontro de Nebthet (Néftis) e Ausar (Osíris). Vamos ao mito:

…Na chamada Enéada de Heliópolis, temos os irmãos gêmeos Ausar, Auset, Nebthet e Set, sendo o primeiro par um casal e o segundo, outro. Entretanto, Nebthet nutre uma profunda admiração por Ausar que, com o tempo, se transforma em desejo incontrolável. Então, Nebthet – Senhora da noite e dos encantos – faz uso de magia para se passar por sua irmã Auset e deita-se com Ele (esta união dará origem a Anpu – Anúbis).
Alguns estudantes de mitologia tentam encontrar outras motivações – além do desejo de Nebthet – “justificando” o ato com sua provável insatisfação em relação a seu companheiro Set (infértil como o deserto sob seu domínio e de temperamento volátil), ou ainda, alguma rivalidade com a irmã Auset (alegação sem evidência mitológica – já que, a própria Auset releva este episódio, sem maiores problemas).

No entanto, fica claro que são a paixão e desejo que movem os Deuses nesse episódio – levando Nebthet a romper tabus, pactos de confiança e lealdade, além de lançar mão de um feitiço de glamour, levando Ausar ao engano; Ele corresponde prontamente ao desejo e encanto gerado por essa “nova” energia – que pensa ser emanada de sua amada esposa – Auset.

No mito encontramos a essência de Beltane: A busca da satisfação completa dos desejos, a troca de energias, a complementaridade – o equilíbrio nascido do êxtase.
Esta data representa o ápice da energia criativa, é um convite para celebramos nossas paixões e desejos… alimentá-los, investir em nossos sonhos e aspirações – colocar a energia em movimento, permitir-se, entregar-se ao êxtase criativo.

Partindo do mito, temos os elementos básicos para uma Celebração de Beltane:

Altar de Beltane :: Garden of Spells

Altar de Beltane

A Deusa: Nebthet.

O Deus: Ausar.

Com isso em mente, construa suas invocações. Peça aos Deuses por inspiração e força para empreender as ações necessárias à execução de seus planos.

Celebre verdadeiramente, dance e cante até a completa exaustão. Exalte o amor e o desejo, celebre a vida!

Como ação ritual, ofereça canela, amêndoas e rosas vermelhas ao fogo, contemple as chamas enquanto faz suas invocações. Acenda 3 velas vermelhas: a primeira em honra à Deusa, a segunda para o Deus e a terceira representando a consumação do seu desejo. Acenda esta última vela na chama do seu caldeirão após a dança ritual. Sinta o intenso fluxo de energia que atravessa seu corpo após a dança, enquanto contempla a chama da terceira vela. Agradeça.

Feliz Beltane!

Anúncios